Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História

Desde 1972, a Pastoral Universitária Anchieta tem sido presença viva na PUC-Rio, promovendo o diálogo entre fé, cultura e vida universitária.

Ao longo dos anos, diferentes lideranças ajudaram a construir um espaço de acolhimento, formação e espiritualidade, sempre atento aos desafios e às necessidades da juventude.

Esta linha do tempo apresenta os principais marcos dessa caminhada de serviço e compromisso.

1972

Foi criado o Setor de Pastoral, ligado diretamente à Vice-Reitoria Comunitária, sob a administração do Pe. Raul Laranjeiras de Mendonça, S.J.. O objetivo era promover a dimensão cristã e o diálogo com outros setores culturais da universidade. 

1975

A equipe da Pastoral começa a se estruturar, com a Irmã Dagmar, Pe. Mendes, Pe. Justo  e Pe. Paul, S.J.

1980

Em março, a Pastoral Universitária se muda para a Casa XVII da Vila dos Diretórios.

1981

A Pastoral teve suas atividades paralisadas por um tempo devido ao afastamento do Pe. Justo por problema de saúde e da Irmã Dagmar.

1982

Após um ano de paralisação, as atividades são retomadas. Além disso, sob a Coordenação do Pe. Javier, S.J., a Pastoral recebeu o nome de Centro de Pastoral Leme Lopes.

1988

Pe. Amarilho Checon, S.J., assume a Coordenação e tenta unir as ações pastorais com o Departamento de Teologia, além de contar com a assessoria do Pe. Javier, S.J.

1992

O Pe. Javier, S.J., assume novamente a Coordenação da Pastoral, que passa a ser uma divisão da Reitoria. Durante esse período, seu trabalho teve três linhas de atuação: Integração, Formação e Espiritualidade.

1994

É inaugurada a nova sede da Pastoral na sobreloja do Edifício Cardeal Leme.

1997

O Pe. Javier, S.J. e o Prof. Sérgio Luiz Bonato criaram o Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP).

Apoiado pelas doações da comunidade universitária e da Sociedade Brasileira de Educação Jesuíta, o Fundo busca atender estudantes que tenham dificuldades de se manter na faculdade.

1999

Como homenagem ao Pe. Anchieta, passa a se chamar Centro de Pastoral Anchieta.

2006

Com a Coordenação do Pe. Eduardo Beltramini, S.J., a Pastoral tenta responder aos desafios da comunidade conectando seus projetos com atividades acadêmicas.

2010

Pe. Alfredo, S.J., assume a Coordenação com o objetivo de que os trabalhos pastorais alcance os mais vulneráveis, além de promover a experiência de Deus.

2012

Com o Pe. José Abel de Sousa, S.J, a Pastoral renova a sua identidade, tendo como principal objetivo dialogar com a juventude, promovendo valores éticos humanos e cristãos.

2014

Pensando em atuar na formação integral dos estudantes universitários, a marca da Pastoral é remodelada, recebendo o nome “Pastoral Universitária Anchieta – Espaço da Juventude”

2022

Pe. Paulo Veríssimo, S.J. assume a coordenação da Pastoral Universitária Anchieta.